A dengue, causada por quatro vírus intimamente relacionados, é uma preocupação crescente de saúde pública global, com surtos capazes de sobrecarregar os sistemas de saúde e prejudicar economias. O uso da aprendizagem ativa para o ensino sobre a dengue, permite uma abordagem criativa e a transmissão de informações de forma simplificada com linguagem acessível. O presente estudo partiu da problemática da alta incidência de casos de dengue no estado do Paraná e teve por objetivo educar a comunidade sobre os sintomas, transmissão e prevenção da dengue. Foi realizada uma sensibilização da comunidade escolar sobre os riscos da dengue, por meio de palestras e oficinas interativas que abordaram práticas de prevenção, identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação envolveu acadêmicos do curso de direito que atenderam aproximadamente 500 alunos além dos professores de uma escola municipal localizada na proximidade da universidade. A participação de acadêmicos de direito no projeto foi relevante pois esses estudantes puderam aplicar seus conhecimentos jurídicos para promover a conscientização sobre os direitos e deveres da comunidade em relação à saúde pública. Isso inclui a compreensão das legislações pertinentes à prevenção de doenças e à responsabilidade social, capacitando os alunos a orientar a população sobre suas obrigações legais na eliminação de criadouros. Este projeto não apenas contribuiu para a prevenção da dengue, mas também fortaleceu o senso de comunidade e a responsabilidade coletiva. As ações realizadas servem como um modelo para futuras iniciativas, mostrando que a educação e a mobilização social são essenciais na luta contra doenças.
Comissão Organizadora
GILMARA APARECIDA ROSAS TAKASSI
ALEXANDRE BARBOSA NOGUEIRA
ANDREIA ANTUNES DA LUZ
CHRISTIANE CRUVINEL QUEIROZ
DANIELE MUDREY DEGRAF
FLAVIA OLIVEIRA ALVES DA SILVA
JACKSON LUIS OSHIRO
JOAO PAULO VIEIRA DESCHK
LUIS FERNANDO LOPES DE OLIVEIRA
NATHALIE HAMINE PANZARINI RODRIGUES
PRISCILA JUDACEWSKI
SAYONARA APARECIDA SAUKOSKI
Comissão Científica